O vinho é um negócio, de fato mágico. Miguel é Ferreira de Abreu, meu professor de Matemática na juventude, mesmo com nossa diferença de idade. Hoje, ele completou 80 anos. Uma conversa telefônica com meu amigo William Riley, um expert em fabricação de cigarros, resultou em um encontro em Dortmund entre ele e José Antônio Martins Monteiro. O presidente da Ferrari e Stellantis, John Elkann, enfrenta uma nova batalha legal com sua mãe. À beira da piscina da sua fazenda, no município de Miguel Calmon, onde produz leite, meu amigo Valter Menezes, aprecia o maravilhoso Goutte D’Argent Chardonay. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira 29, que imporá uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos no exterior. A Emporio Armani revelou na última quinta-feira 25, sua primeira coleção desde a morte do fundador. Dividido entre Jampa e Brasília, meu amigo Ubirajara Formiga. O executivo Luciano Rodrigues já acendeu a churrasqueira em sua nova morada em Alphaville. A Ucrânia propôs a construção de um escudo de defesa aérea. Durante suas férias, Ana Carolina Tinelli e Luiz Henrique Costa estão aproveitando a vibrante agitação de Tóquio.
Coisas do vinho I – O vinho é um negócio, de fato mágico. Você vai a um evento em Salvador e, em poucas horas de convivência, descobre em boas conversas, um novo amigo de infância, que mora em RGN, produz vinhos no RGS, é um brilhante advogado tributarista, faz amizade na mesma velocidade que aprecia uma taça dos seus bons espumantes e tem, entre outros, um neto chamado Miguel, homônimo de outro grande amigo, Miguel, o professor. Falo do potiguar, Armindo Albuquerque que conheci durante o Wine Music Brasil no Palacete Tira Chapéu. Armindo, o/ e respire.
Coisas da amizade – O outro Miguel é Ferreira de Abreu, meu professor de Matemática na juventude, mesmo com nossa diferença de idade. Hoje, ele completou 80 anos, enquanto eu, em outubro, farei 76. Miguel, com um QI acima da média, formou-se em Engenharia e exerceu a profissão na COELBA, onde se aposentou. Ele é um exemplo de coerência, competência e amizade—uma amizade indispensável. Parabéns, Professor! Vamos juntos rumo ao centenário!
Coisas do vinho II – Ainda sobre o Wine Music Brasil, uma conversa telefônica com meu amigo William Riley, um expert em fabricação de cigarros, resultou em um encontro em Dortmund entre ele e José Antônio Martins Monteiro, conhecido como Mr. JAMM. Na foto, Riley aparece no estande de Charutos JAMM, durante a feira em que ambos participaram. Negócios em vista!
Entre brancos – O presidente da Ferrari e Stellantis, John Elkann, enfrenta uma nova batalha legal com sua mãe depois que seus advogados apresentaram nesta segunda-feira o que disseram ser uma emenda manuscrita anteriormente não revelada à vontade de seu pai, o falecido Gianni Agnelli. A nota, produzida durante uma audiência em Turim, poderia levantar questões sobre a propriedade da holding. Eles que são brancos; que se entendam
Ser e saber viver – À beira da piscina da sua fazenda, no município de Miguel Calmon, onde produz leite, meu amigo Valter Menezes, aprecia o maravilhoso Goutte D’Argent Chardonay, feito no Chile pelo Mago Pascal Marty. Aliás, ele vem fazendo o “sacrifício”, de avaliar a sequência de vinhos do Pascal, adquiridos recentemente na Euvinho. Na sequência, virão os Ser Merlot, Ser Cabernet Sauvignon e Ser Syrah. Ele sabe, ser e viver. Cheers!
America Graet Again – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira 29, que imporá uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos no exterior que são enviados para os Estados Unidos, repetindo uma ameaça feita em maio que derrubaria o modelo de negócios global de Hollywood. A medida sinaliza a disposição de Trump de estender as políticas comerciais protecionistas às indústrias culturais. Para o presidente americano, o que interessa é: America Graet Again!
King Giorgio – A Emporio Armani revelou na última quinta-feira 25, sua primeira coleção desde a morte do fundador e designer da casa de moda, com modelos em homenagem ao homem conhecido como “King Giorgio” com longos aplausos durante a caminhada final do desfile. Dessa vez, ninguém saiu para a finalização habitual do designer. Nem mesmo a sobrinha de Giorgio Armani, Silvana, que sempre trabalhou ao lado dele na criação das coleções de moda feminina.
Treino intenso – Dividido entre Jampa e Brasília, meu amigo Ubirajara Formiga está levando a sério sua preparação para a “chegada dos 7.6 que acontecerá no dia 29 de outubro”. Após quase 10 km de caminhada rápida, ele faz uma pausa estratégica para se reidratar com um chope gelado, um merecido refresco após o esforço.
Home Sweet Home – O executivo Luciano Rodrigues já acendeu a churrasqueira em sua nova morada em Alphaville. Após mais de dois anos de trabalho duro, a casa da família está finalmente pronta para momentos de descanso, lazer e muitas braçadas na piscina com o pequeno Bernardo, o filho caçula do casal Valéria e Luciano. Para celebrar essa nova fase, eles realizaram um almoço demorado com o primogênito, Gabriel, que, por sinal, está a cara do pai.
Escudo – A Ucrânia propôs a construção de um escudo de defesa aérea conjunto com aliados para proteger contra ameaças da Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nesta segunda-feira, após uma série de incursões no espaço aéreo que causou alarme no flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Os líderes da Otan disseram que a Rússia vem testando a prontidão e a determinação da aliança com incursões no espaço aéreo na Polônia e nos países bálticos, e Kiev diz que sua experiência em lidar com ameaças aéreas seria valiosa.
É o amor – Durante suas férias, Ana Carolina Tinelli e Luiz Henrique Costa estão aproveitando a vibrante agitação de Tóquio. O casal se perdeu nas ruas movimentadas da cidade, explorando uma variedade de restaurantes que oferecem desde a autêntica culinária japonesa até fusões inovadoras. Entre uma refeição e outra, eles não deixam de saborear saquê e vinhos cuidadosamente selecionados, complementando a experiência gastronômica com brindes à nova cultura que estão descobrindo. Cada gole é uma oportunidade de apreciar as tradições locais e a rica história que permeia a gastronomia japonesa. Além das delícias culinárias, Ana e Luiz também estão se aprofundando na cultura oriental, visitando templos milenares, museus e mercados tradicionais. A cada dia, eles se encantam mais com a hospitalidade do povo japonês e a beleza única de Tóquio, criando memórias que certamente ficarão para sempre em seus corações.
Por Celso Mathias/Agpress