O sonho de U$ 65 milhões

sábado, 16 de maio de 2015

A Gulfstream é uma indústria americana que produz os mais ambicionados jatos particulares do planeta. Se você é daqueles que acham que basta um conversível para impressionar loiras e morenas... Bem.. Lembre-se que até nesse campo há mulheres mais exigentes... Para essas havia até pouco tempo o Gulfstream G550, aeronave preferida por Roberto Irineu Marinho ( agora dono de um G650) e, nos áureos tempos, pelo X-da-questão, o ex-oitavo homem mais rico do planeta, Eike Batista...Mas quase tudo isso é passado; o top de linha agora é o G650.

O sonho de U$ 65 milhões

A Gulfstream é uma indústria americana que produz os mais ambicionados jatos particulares do planeta. Se você é daqueles que acham que basta um conversível para impressionar loiras e morenas... Bem.. Lembre-se que até nesse campo há mulheres mais exigentes... Para essas havia até pouco tempo o Gulfstream G550, aeronave preferida por Roberto Irineu Marinho ( agora dono de um G650) e, nos áureos tempos, pelo X-da-questão, Eike Batista...Mas quase tudo isso é passado; o top de linha agora é o G650.

Incrível, Não é? O modelo top de linha da marca, para quem gosta de tirar os pés do chão com estilo, o novo Gulfstream G650 tem uma carteira de pedidos de 200 clientes. A etiqueta de preço U$ 65.000.000 não parece prejudicar o fascínio por esse incrível avião. Enquanto o resto da indústria de aviação executiva está lutando contra a economia deprimida, parece haver um mercado flutuante em os EUA e no exterior para este jato ultra- alto custo e alto desempenho. E por que não? Com uma velocidade máxima de 92 % da velocidade do som (sem dúvida o mais rápido jato civil em todo o mundo), espaço para um time de basquete e equipado com alguns dos mais sofisticados aviônicos rivalizando com quase qualquer coisa no céu, este avião é perfeito para fazer negócios em uma escala global. Por causa de seus superlativos, inclusive preço e o status de poder dizer: “Eu tenho um Gulfstream G650”!

Para o resto dos que usam aviação privada como ferramenta de negócios e não tem uma árvore muito grande de dinheiro crescendo no quintal, menos nem sempre é melhor, mas é funcional. Afinal, quantas vezes você poderia voar 8.000 milhas non - stop? E para estar economizando 30 minutos em um voo de costa a costa vale a pena o investimento 65 milhões de dólares?

Se eu estou soando um pouco ciumento, eu sou. É difícil falar-se de querer o melhor em viagens de jato particular. Por outro lado, há muitas opções mais - acessíveis. Se você realmente precisa de um avião que pode transportar cerca de 15 pessoas , por que não um G550 usado ou mesmo um usado G- IV que custa entre US $ 8 milhões e 10 milhões dólares? Certamente não é páreo para o G650 na velocidade ou alcance, mas quando você colocar esse extra de R$ 50 milhões em seu bolso e ainda tem um avião de classe mundial para chegar a qualquer lugar que você precisa ir, tem que se sentir muito bem!














Um jato de médio porte apenas um pouco mais lento é provavelmente uma alternativa realista. Também tenha em mente, todas essas vantagens estão disponíveis sem ter que possuir um avião em tudo. Com as inúmeras frações, arrendamento, opções de cartão de horas de voo disponíveis, muitos usuários ainda podem desfrutar dos inúmeros benefícios da aviação executiva.

A primeira entrega da G650 para operadores aconteceu em 20 de dezembro de 2012 e a linha de montagem recebeu finalmente sua certificação, no dia seguinte, em 21 de dezembro. O assunto é tratado sigilosamente, mas estima-se que já são mais de 200 aeronaves vendidas em todo o mundo, sendo que aproximadamente 10 são para operadores brasileiros, que receberão seus aviões até 2017.

A cabine de passageiros é completa e toda controlada por iPod touch, iPhone ou iPad, basta baixar o aplicativo da Gulfstream que os sistemas controlam tudo, luzes, temperatura, cortinas, sistema de entretenimento e assim por diante. Isso facilita muito a interface para passageiros e tripulantes, que não dependem somente dos painéis de controle para ativar as funções. A aeronave conta com três monitores nos quais os passageiros podem acompanham os dados do voo, imagens das câmeras externas do avião, filmes ou dados dos mercados financeiros mundiais em tempo real. No móvel que fica junto à mesa de conferencias temos embutida uma TV de 29 polegadas.

Os bancos são elétricos, assim como quase todos os comandos internos da cabine. Além da largura maior que os demais modelos da Gulfstream e da concorrência, o G650 dá uma sensação de espaço ainda maior pela dimensão das janelas, que preservam a forma ovalada (assinatura da Gulfstream), mas são 5 cm maiores e estão posicionadas 8,6 cm acima em relação aos demais modelos. Acionadas eletricamente, as cortinas são muito rápidas quando comandadas. O avião conta com sistema de internet wireless a bordo e uma rede interna que permite imprimir, mandar e receber fax, além do sistema de telefonia via satélite. Mesmo voando, a aeronave está conectada com o mundo o tempo todo. O toalete traseiro é muito espaçoso e bem desenhado e dá acesso ao enorme bagageiro. O acesso externo do bagageiro é bem alto, o que dificulta o carregamento caso não haja equipamento de solo para auxiliar.

O nível de ruído da cabine é realmente baixo e, mesmo durante a decolagem, dá para manter uma conversa em tom de voz normal. Não há vibrações ou ruído por ressonância, o que mostra a eficiência da acústica do G650 - que veio do projeto de submarinos nucleares. Podemos dizer que o baixo nível de ruído da cabine de passageiros está entre os grandes diferenciais do G650.

Lembre-se, é a missão que conta, e na próxima vez que você precisar de um jato de quase 13 mil quilômetros de alcance, procure um G650. Se você tiver a fantasia de fazer parte daqueles com sorte (eu disse “sorte”?) 200 pessoas que podem entrar em seu G650 e dizer: " Moscou por favor, e apenas me acordar quando chegarmos lá.

GULFSTREAM G650- FICHA TECNÍCA

Fabricante: Gulfstream

Preço básico: US$ 64,5 milhões

Motores: 2 Rolls-Royce BR725 A1-12

Potência: 16.900 lb de empuxo cada

Ocupantes: 11-18 passageiros + 4 tripulantes

Comprimento: 30,40 m

Envergadura: 28,55 m

Altura: 7,82 m

Altura da cabine: 1,95 m

Largura da cabine: 2,59 m

Peso básico operacional: 54.000 lb (24.494 kg) / incluindo 4 tripulantes

Peso máximo de decolagem: 99.600 lb (45.179 kg)

Peso máximo de pouso: 83.500lb (37.876 kg)

Capacidade de combustível: 44.200 lb (20.049 kg)

Alcance 7.000 milhas náuticas: (12.964 km)

Velocidade de cruzeiro normal: Mach 0.90/ 516 ktas/ 956 km/h

Velocidade de cruzeiro de longo alcance: Mach 0.85/ 488 ktas/ 904 km/h

Mach máximo operacional (MMO): Mach 0.925

Teto operacional: 51.000 pés (15.545 m)

Distancia de decolagem: 1 5.858 pés (1.789 m)

Distancia de pouso: 2 3.000 pés (914 m)

 

 


Autor: Celso Mathias
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